Estr. Mun. Srg. Florêncio Ferreira, s/n - Piracicaba - SP 19 3427-9100​​
Atendimento Nascional

Metal de Patente

  • Metal Patente

    Metal Patente

  • Metal Patente

    Metal Patente

Metal Patente

Possuímos uma extensa linha de ligas para serem utilizadas em Mancais de deslizamento ou peças de deslizamento crítico. Essas ligas são conhecidas por Metal Patente, Metal Branco ou Babbits, com suas diversas composições, propriedades e finalidades mas todas com uma característica semelhante.

O Metal Patente devido a sua composição possui uma mistura de partículas rígidas que são responsáveis pela resistência ao desgaste com uma matriz de partículas mais suaves, essa combinação é importante para que quando haja o desgaste das partículas macias os cristais rígidos ficarão expostos possibilitando a lubrificação necessária para a fluidez do material, mantendo assim as propriedades das ligas, que são resistentes ao atrito, ao desgaste e também possuem um baixo ponto de fusão facilitando sua deposição nos mancais.

As Ligas de Metal Patente podem ser divididas em:

Ligas à base de Estanho onde o metal Estanho é predominante, adicionada de Antimônio e Cobre. Seu uso é recomendado para rotores de alta velocidade e/ou para mancais com difícil lubrificação. São ligas altamente resistentes a impactos.

Ligas à base de Estanho com adição de Chumbo onde sua maior composição é o metal Estanho, acrescida de uma maior quantidade de Antimônio e Cobre. São ligas com baixa resistência a impactos, mas altamente resistente ao desgaste e ao atrito devido a sua maior quantidade de Antimônio e Cobre.

Ligas à base de Chumbo onde o metal Chumbo é predominante, adicionada de Estanho, Antimônio e Cobre. São indicadas para rotores de baixa velocidade.

Metal Patente

Aplicação: Mancais de deslizamento ou peças de deslizamento crítico.

ATENÇÃO: Fabricamos Ligas de Metal Patente com composições especiais, sob consulta ao nosso Departamento Comercial.


Whatsapp Super Ligas